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MARCA OU LOGOTIPO ?

Estudos
Zé Paulo Gomes
16/06/2018 às 12:06

 

Você sabia que Marca e Logotipo são coisas distintas?

Apesar de caminharem de mãos dadas dentro do mesmo universo, marca e logotipo são coisas distintas. Um nome e um símbolo formam a estrutura mais rudimentar da Marca: O clássico Logotipo. Ele é o âmago da construção de uma identidade visual sólida “aquilo que é visto pelo seu consumidor e diferencia seus produtos/serviços”. A Marca evoluiu e se tornou algo mais intangível, um conjunto de experiências e sensações que são percebidas pelo seu consumidor através da interação, uso e até propaganda de seus produtos/serviços.

Vamos a um exemplo prático:

Em 1862 Doña Amalia Lucía Victoria Moreau entrou na pequena destilaria de teto de estanho comprada pouco antes por seu marido, em Santiago de Cuba, e viu uma colônia de morcegos morando na armação. Doña Amalia não se enfureceu pois conhecia as tradições locais e sabia que os morcegos tinham grande significado para os agora extintos nativos de Cuba. De acordo com as crenças locais, os morcegos traziam boa sorte, saúde e unidade familiar. Doña Amalia sugeriu que o marido usasse o animal como marca de comércio para o novo rum que estava produzindo. Além da originalidade da ideia Doña Amalia sabia que o índice de analfabetismo naquela época era extremamente alto, um produto precisava de um logotipo gráfico distinto e memorável para que pudesse ser identificado e vendido. logo a notícia sobre o excelente rum se espalhou, e as histórias foram devidamente aumentadas pelos prosadores locais que afirmavam que o morcego trazia boa sorte e dava poderes mágicos a bebida. O marido de Doña Amalia ficou maravilhado, o nome dele era Don Facundo Bacardi e hoje, o morcego do Bacardi é uma das marcas registradas mais conhecidas no mundo.

O que podemos aprender com Doña Amalia? Que uma marca é formada na mente e no coração de seus consumidores através de experiências que transcendem o tangível. Ela precisa ser representada por um logotipo exclusivo que leve em consideração as crenças, cultura, necessidades e anseios de seu público.

E aí, pronto pra deixar sua marca no mercado?

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